Grupo: Victor Yuji Iwasse, Gabriel Costa, Gabriel Barros
Introdução:
O trabalho desenvolvido foram os Auto-Falantes caseiros, que foi construído a partir de materiais comuns que podem ser encontrados facilmente em casa.
Materiais utilizados:
-Prato de plástico
-Fio de cobre esmaltado
-Ímã
-Molas
-Fita crepe
-Cola quente
-Cabo P2
-Cartolina
Iniciando a montagem:
O primeiro passo é cortar duas tiras de papel sulfite do mesmo tamanho do conjunto de imãs; a primeira deve ser cerca de duas vezes mais comprida que a segunda. Depois de preparar o sulfite, vamos cortar a cartolina.Os dois pedaços de cartolina devem ser dobrados em “W”, pois eles vão servir como suporte para o nosso alto-falante caseiro (porém, substituimos por molas).
Agora, vamos enrolar a primeira tira de papel no conjunto de imãs: ela precisa ficar bem justa.
Depois de enrolada, um pedaço de fita crepe servirá para fixar tudo. A segunda tira deve seguir o mesmo procedimento.
O próximo passo é muito importante e deve ser executado com calma.Vamos enrolar o fio de cobre esmaltado no nosso conjunto de imãs.
Deixamos uma sobra de aproximadamente dez centímetros e, então, começamos a enrolar. Serão necessárias cerca de 60 voltas. O fio pode ficar sobre si mesmo, mas é importante destacar que ele deve estar firme.
No final, prendemos tudo com fita crepe e deixamos sobrar mais um pedaço de cerca de dez centímetros, como no início. Depois de enrolar o fio, com muito cuidado vamos retirar o imã e a primeira camada de papel, que deverá sair facilmente. Não se preocupe em se danificá-la, pois ela não terá mais serventia.
A nossa bobina está pronta e deve estar com um pouco de folga; ela tem que se encaixar no conjunto de imãs sem prender. Isso é importante, pois é o movimento entre eles que fará o som ser reproduzido.
O fio que foi enrolado no cilindro de papel forma uma espiral que, quando recebe uma corrente elétrica, gera um campo magnético. Esse, por sua vez, reage com o imã permanente, resultando em movimento.
Como esse campo magnético só existe quando há corrente elétrica passando pelos fios, a sua força pode ser controlada. O aparelho de som envia sinais elétricos de diferentes intensidades para a bobina e isso faz com que ela modifique o seu campo magnético várias vezes por segundo.
Agora, é preciso colar a bobina que acabamos de construir na parte traseira do prato de isopor, bem no centro. Colamos também nossas molas: uma de cada lado e mantendo tudo em paralelo.
O que sobrou da cartolina será a base do nosso alto-falante. Vamos colar o conjunto de imãs com um pedaço de fita dupla-face bem no centro. Colocamos um pouco de cola na outra parte das molas de papel e encaixamos o alto-falante na base. É necessário que a bobina fique suspensa sobre o imã.
Logo em seguida devemos prender os fios na base do alto-falante, mas lembre-se: o conjunto precisa se movimentar, por isso, não deixe os fios muito esticados desde a bobina até a base.
Os fios também precisam ser descascados para que sua conexão com um aparelho de som seja possível. Como estamos utilizando cobre esmaltado, a maneira mais fácil de fazer isso é utilizar um isqueiro para queimar as pontas.
0 comentários:
Postar um comentário