segunda-feira, 2 de outubro de 2017

RELÉ BIMETÁLICO



RELÉ BIMETÁLICO



O que é:

O relé bimetálico, ou térmico, trata-se de um equipamento que trabalha junto ao motor e que serve para a proteção mecânica dele, evitando a sobrecarga desse motor e uma possível perda, protegendo assim o sistema e garantindo um certo modo de informar quando existe alguma anomalia nesse motor, protegendo também no caso de falta de tensão.

Funcionamento:

Quando está ocorrendo o "aquecimento" do motor o relé entra em ação, já que as lâmias metálicas possuem coeficientes de temperatura diferentes, ao aquecer, ocorre a deformação das lâminas e faz com que a o relé seja ativado, assim desarma o circuito do motor e impede que ele seja ligado até que o problema seja resolvido e ocorra um rearme manual.

Classes de Relé Bimetálico:

O relé bimetálico é separado em 3 classes:

Classe 10:
Partida de até dez segundos;

Classe 20:
Partida de até vinte segundos;

Classe 30:
Partida de até trinta segundos.

Partes:

Disco seletor:
Utilizado para regular a corrente em que o relé será ativado.


Botão de teste:











Utilizado para verificar o funcionamento do Relé bimetálico.


Botão de Rearme:

Pode ser utilizado de maneira manual ou automática, serve para realizar o rearme do relé bimetálico.


Sinalizador de Falha:

Quando levantado indica que o Relé está desarmado.

Preço:

O preço do relé térmico pode variar de cerca de R$34,00 a R$145,00 dependendo da sua classe e valor de uso.

Referências:

https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-um-rele-termico/
http://fecha-curto.webnode.pt/news/reles-bimetalicos/
Fotos retiradas do vídeo: youtu.be/9DgAoEGOQYc?list=PLWlUxb0h94bWSIoKo5kF6UC0old6A6mQO


Alunos:

Danilo de Melo Nespoles
Daniel Silva Delicatto
Matheus José Junglos


0 comentários:

Postar um comentário