RELÉ BIMETÁLICO
O que é:
O relé bimetálico, ou térmico, trata-se de um equipamento que trabalha junto ao motor e que serve para a proteção mecânica dele, evitando a sobrecarga desse motor e uma possível perda, protegendo assim o sistema e garantindo um certo modo de informar quando existe alguma anomalia nesse motor, protegendo também no caso de falta de tensão.
Funcionamento:
Quando está ocorrendo o "aquecimento" do motor o relé entra em ação, já que as lâmias metálicas possuem coeficientes de temperatura diferentes, ao aquecer, ocorre a deformação das lâminas e faz com que a o relé seja ativado, assim desarma o circuito do motor e impede que ele seja ligado até que o problema seja resolvido e ocorra um rearme manual.
Classes de Relé Bimetálico:
O relé bimetálico é separado em 3 classes:
Classe 10:
Partida de até dez segundos;
Classe 20:
Partida de até vinte segundos;
Classe 30:
Partida de até trinta segundos.
Partes:
Disco seletor:
Utilizado para regular a corrente em que o relé será ativado.
Botão de teste:
Utilizado para verificar o funcionamento do Relé bimetálico.
Botão de Rearme:
Pode ser utilizado de maneira manual ou automática, serve para realizar o rearme do relé bimetálico.
Sinalizador de Falha:
Quando levantado indica que o Relé está desarmado.
Preço:
O preço do relé térmico pode variar de cerca de R$34,00 a R$145,00 dependendo da sua classe e valor de uso.
Referências:
https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-um-rele-termico/
http://fecha-curto.webnode.pt/news/reles-bimetalicos/
Fotos retiradas do vídeo: youtu.be/9DgAoEGOQYc?list=PLWlUxb0h94bWSIoKo5kF6UC0old6A6mQO
Alunos:
Danilo de Melo Nespoles
Daniel Silva Delicatto
Matheus José Junglos
0 comentários:
Postar um comentário