quarta-feira, 5 de abril de 2017

Tudo sobre o Lixo Eletrônico





Neste post iremos falar sobre o LIXO ELETRÔNICO:

- O que é?
- Causas
- Descartes
- Soluções 
Reciclagem
- Curiosidades
- Arte com lixo eletrônico
Introdução


Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo desvalorizados e sendo trocados por produtos novos, por esse motivo não são mais utilizados acabam no lixo, causando um grande dano ao planeta, pois se não bastasse os aterros sanitários, agora temos os lixões tecnológicos. Um dos problemas está relacionado aos perigosos componentes químicos presentes nesses equipamentos. O que poucas pessoas sabem, é que eles podem ser reciclados e transformados em outros bens.

que é?



Lixo eletrônico é todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos,como eletroeletrônicos (computadores, celulares, tablets e etc) e eletrodomésticos(geladeiras, fogões, microondas e etc). O lixo eletrônico, conhecido por e-lixo ou RAEE (sigla de Resíduos de Aparelhos Eletroeletrônicos), abrange também os componentes que constituem os eletrônicos, como baterias e pilhas(acumuladores de energia) e demais produtos magnetizados. 
Causas
Além de causar danos na natureza,o lixo eletrônico prejudica a saúde.
Você sabia que dentro do seu computador há vários componentes que causam uma série de danos ao meio ambiente?
ElementoOnde é encontradoDanos causados
ChumboComputadores, celulares e televisõesDanos aos sistemas nervoso e sanguíneo
MercúrioComputadores, monitores e tvs de tela planaDanos cerebrais e ao fígado
CádmioComputadores, monitores antigos e baterias de notebooksEnvenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões
ArsênioCelularesDoenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão
BerílioComputadores e celularesCâncer no pulmão
Retardante de chamas(BRT)Diversos componentes eletrônicos para prevenção de incêndiosDesordens hormonais, nervosas e pulmonares
PVCFios, para isolamento elétricoSe queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios
LítioPilhas e bateriasAfeta o sistema nervoso central, gerando visão turva, ruídos nos ouvidos, vertigens, debilidade e tremores
NíquelPilhas e bateriasDermatites, distúrbios respiratórios, gengivites, "Sarna de níquel", efeitos carcinogênicos, cirrose e insuficiência renal
ZincoPilhas e bateriasVômitos e diarréias
Cobalto e compostosBaterias de lítio"Sarna do cobalto", conjuntivite, bronquite e asma
Bióxido de manganêsPilhas alcalinasAnemia, dores abdominais, vômitos, crises nervosas, dores de cabeça, seborréia, impotência, tremor nas mãos, perturbação emocional


Descarte


Descarte Correto:

Para garantir que o seu lixo eletrônico não irá causar problemas como contaminação e poluição do meio ambiente é importante descartar corretamente os seus equipamentos. Já existe um mercado de empresas e cooperativas que trabalham com a reciclagem de eletrônicos.
Além disso, as baterias dos celulares podem ser entregues para as empresas de telefonia. Essas empresas tem a obrigação de encaminhar os resíduos para os locais corretos evitando assim danos ao meio ambiente. Nos casos em que você pretende descartar os equipamentos apenas por estarem obsoletos vale a pena cogitar a possibilidade de doar os mesmos.
Quando os equipamentos apresentam boas condições de uso podem ser muito interessantes para instituições sociais ou mesmo para pessoas que não condições de adquirir aparelhos novos. Não contamine o meio ambiente e ajude quem precisa.
Descarte Incorreto:
Em geral quando um equipamento eletrônico se mostra obsoleto ou tem algum defeito é descartado. Porém, esse tipo de lixo não pode ser simplesmente jogado no meio ambiente. Um dos principais problemas desse descarte incorreto está no fato de que eles contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio entre outros.
Esse tipo substância pode gerar a contaminação da água ou do solo. Além disso, essas substâncias podem causar graves doenças nas pessoas que trabalham coletando lixo nos lixões ou mesmo nas ruas e terrenos baldios. Outro ponto que deve ser ressaltado é que esses equipamentos têm diversos componentes de plástico, vidro e metais. Isso torna esses equipamentos muito difíceis de serem decompostos no solo.
Reciclagem

A reciclagem do lixo eletrônico é feita por meio da coleta desses materiais, assim como já acontece com pilhas e baterias que têm pontos de coleta espalhados em diversos locais, ou por meio de empresas que reciclam equipamentos eletrônicos. O consumidor também pode solicitar ao fabricante do equipamento, por meio do serviço de atendimento ao consumidor, informações sobre os locais que realizam a reciclagem do lixo eletrônico.
A lista de eletrônicos velhos frequentemente descartados e que podem ir para reciclagem inclui aparelhos de TV, computadores, aparelhos de telefone, monitores, impressoras, pilhas, baterias, entre outros. Todos eles formados por componentes de plástico, metal e placas de componentes eletrônicos que ainda podem ser usados. Esses componentes podem conter mais de 60 substâncias tóxicas e nocivas ao meio ambiente e às pessoas, entre eles arsênico, mercúrio, chumbo, cádmio entre outras. Por isso não podem ser descartados junto com o lixo comum.

Curiosidades

A América Latina gerou 9% dos resíduos eletrônicos do mundo em 2014, a maioria no Brasil (36,16%), enquanto Chile e Uruguai foram os maiores produtores per capita desse tipo lixo na região, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (1º).
Um estudo da Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas advertiu hoje que a quantidade destes resíduos, ou "e-waste", está crescendo no mundo, onde superou as 40 milhões de toneladas em 2014, e que nos próximos quatro anos subirá entre 5% e 7% por ano na América Latina.
Em termos per capita, Chile e Uruguai são os países que mais produzem por pessoa, com 9,9 e 9,5 quilos, respectivamente, enquanto a média na América Latina é de 6,6 quilos, dos quais, segundo o estudo, 29 gramas correspondeu a telefones celulares.


Arte com lixo eletrônico

O lixo eletrônico pode ter outro destino que não seja o descarte irregular em lixões. Produtos eletrônicos, como computadores, celulares, aparelhos de fax e televisores, que já estão obsoletos ou pararam de funcionar ganham outras utilidades nas mãos de artistas mundo a fora que fazem arte com lixo eletrônico.



 

 


Referências:
www.biomania.com.br
teceltnv.blogspot.com
www.suapesquisa.com
www.portalsaofrancisco.com.br
www.significados.com.br
www-usr.inf.ufsm.br
www.pensamentoverde.com.br
g1.globo.com
ixotec.webnode.com.br




3 comentários: